Quem atua em fábricas ou em empresas que têm atividades com determinado grau de perigo já se deparou com os termos NR-10 e NR-12. São normas regulamentadoras criadas pelo Ministério do Trabalho para garantir a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores no ambiente de trabalho por meio de treinamentos.
Com o objetivo de mantê-lo bem informado sobre o assunto, vamos explicar neste post detalhes de cada uma delas. Confira!
Entenda o que é a NR-10
O treinamento NR-10 objetiva a segurança dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com instalações elétricas. A norma estabelece diretrizes de controle e prevenção com enfoque na geração, distribuição, consumo e manutenção.
A NR-10 exige medidas de segurança que antecipem possíveis falhas ou acidentes durante as operações. Preconiza ainda o trabalho qualificado, ou seja, somente profissionais habilitados podem se certificar para atuarem com atividades na área de eletricidade.
Entre suas definições, existem as obrigações tanto por parte dos trabalhadores quanto das empresas. A indústria deve fornecer os uniformes especiais, EPIs e toda a segurança para que as atividades transcorram sem riscos. Os trabalhadores devem participar dos treinamentos e seguir as diretrizes, tomando todas as medidas para prevenir os acidentes.
Conheça a NR-12
A NR-12 estabelece ações que protegem os envolvidos nos processos de produção, inclusive das máquinas, equipamentos e pessoas. Ela tem regras que ajudam no acionamento automático ou desligamento das máquinas visando a segurança operacional.
De uma forma geral, o objetivo dessa norma é manter um ambiente industrial seguro, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais. Os treinamentos focam em medidas para evitar problemas que possam afastar colaboradores, como acidentes por conta de esmagamentos, amputação, queimaduras ou intoxicação.
Entenda a importância de respeitar às normas
As empresas precisam respeitar as normas em cumprimento à lei e também para manterem um ambiente corporativo que valorize a qualidade de vida. O Brasil amargura a quarta posição mundial em um ranking nada animador: o de países com maiores índices de acidentes de trabalho. São cerca de 700 mil registros por ano, o que deixa o país atrás apenas da China, Índia e Indonésia, ou seja, há muito o que melhorar nos treinamentos e fiscalizações. (Fonte: Site Uol – 2019).
Por isso, é muito importante manter os funcionários devidamente preparados e conscientes das exigências da NR-10 e NR-12, afinal, quanto maior o conhecimento, menores as chances de acidentes.
Um aspecto que também ajuda a evitar problemas é a análise de riscos, pois ela traça situações que podem comprometer a produção em razão dos riscos iminentes. Portanto, não deixe de valorizar o bem-estar dos seus funcionários e mantenha sempre a linha produtiva com todas as manutenções em dia com foco na prevenção.
E você, gostou de aprender sobre o tema? Quer acompanhar as nossas postagens nas redes sociais? Então curta a nossa página no Facebook e Instagram!