Apesar da pandemia do coronavírus, muitas indústrias não paralisaram suas atividades, principalmente as que atuam com produtos alimentícios, de higiene pessoal, entre tantos outros que são amplamente utilizados pela sociedade. Com o avanço da doença e proliferação do vírus, as medidas preventivas devem ser prioridade.
Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, o momento é de mais esforços, tendo em vista que o pico da covid-19 ainda é uma incógnita no Brasil. De agora em diante, o sinal de alerta deve ficar aceso constantemente.
Veja algumas medidas que não podem deixar de ser uma premissa dentro da sua companhia.
Mantenha a higienização nos ambientes
Sabendo-se que uma das principais formas de disseminação do coronavírus é por meio das superfícies como mesas, teclas de computadores e máquinas, é importante mantê-las devidamente limpas com desinfetante e álcool 70%. Por isso, torna-se apropriado realizar reuniões constantes com a equipe de limpeza.
A higienização também deve acontecer nos veículos e maquinários em geral, ou seja, alimentar a conscientização dos colaboradores para a sua segurança pessoal.
Cuidados extras com ferramentas e maquinários
Dentro da realidade das indústrias, o ideal é manter todos os ambientes bem higienizados, assim como ferramentas e maquinários.
Os colaboradores não podem esquecer que, até os equipamentos utilizados na limpeza devem ser higienizados antes e após o uso. Veja alguns itens que não podem deixar de ser limpos diante da proliferação do coronavírus:
- Coletores de poeira;
- Equipamentos de produção;
- Revestimentos;
- Dutos e sistemas de ventilação;
- Torres de resfriamento;
- Unidades de tratamento de ar;
- Sanitização de ambientes de produção.
Incentive a lavagem das mãos e uso de máscaras
No atual estágio de evolução da covid-19, o uso de máscaras é indispensável.
Disponibilize álcool 70% por diversos ambientes e, nos banheiros, informativos com orientações sobre a correta maneira de se lavar as mãos.
Mantenha os suportes de sabão sempre abastecidos e faça palestras orientativas para todos os turnos. O momento é de manter a guarda, pois a presença do vírus ainda deverá se manter por alguns meses, não apenas no Brasil, mas em vários outros países.
Se possível, mantenha os funcionários em casa
Algumas funções administrativas, geralmente podem ser realizadas no sistema home office. Caso exista essa possibilidade em sua empresa, incentive, pois o isolamento social ainda é a melhor forma de prevenção contra o coronavírus.
Outra ação interessante, é fazer um monitoramento dos funcionários para saber se alguém está apresentando determinado grau elevado de febre. Nessa situação, a dica é afastar o colaborador para que ele seja atendido no sistema de saúde, afastando o risco de contágio.
Campanhas de conscientização devem ser incentivadas. Faça palestras com especialistas e mantenha as informações sempre acessíveis, para que os colaboradores não se acomodem nas medidas preventivas.
Com indústria e comércio unidos, certamente o país conseguirá evitar um contágio de maiores proporções, mantendo afastado um colapso na rede de saúde.
Esta colaboração deve se repetir nas casas e nas famílias de todos, ou seja, o momento é de união.
E você, gostou do nosso post? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!