Aprenda como melhorar a performance dos equipamentos industriais

By 0
2079
Aprenda como melhorar a performance dos equipamentos industriais

Um tripé norteia grande parte dos objetivos corporativos: aumento da produtividade, otimização do tempo e redução dos custos. Diante dessa realidade, os gestores buscam alternativas para fazerem mais com menos. Para colocar em prática, muitas vezes a performance das máquinas precisa melhorar. E como fazer isso?

É o que explicaremos neste post. Portanto, continue lendo e ganhe competitividade para a sua empresa.

 

Aprenda como aumentar a produtividade das máquinas

A primeira dica para você obter sucesso no desafio de produzir mais com o mesmo capital humano e material, é por meio de indicadores que ajudem nas tomadas de decisões. Entre eles, está o OEE (Overall Equipment Effectiveness), que na tradução livre seria Eficiência Global do Equipamento.

Trata-se de uma maneira dos gestores calcularem a disponibilidade, qualidade e desempenho, chegando a um valor de OEE. O resultado é capaz de mensurar a agilidade da empresa na produção, o tempo necessário para que os equipamentos estejam disponíveis e a quantidade de peças produzidas em estado de comercialização.

Ao conhecer esse indicador, é possível adotar soluções que contemplem tecnologia, processos e otimização da produtividade, ou seja, as máquinas estarão sendo melhor utilizadas no mesmo período de tempo. Muitas vezes, são necessários pequenos ajustes para que os resultados sejam alcançados, como veremos agora.

 

Monitore a OEE 

Após estabelecer a OEE e suas respectivas ações, o gestor deve sempre manter o monitoramento para não relaxar na condução dos novos processos.

Uma integração com outros sistemas também é muito válida, pois aumenta a confiabilidade das informações, contribuindo com os acertos.

 

Capacite os colaboradores  

Quem está à frente dos equipamentos precisa estar atualizado sobre as melhores práticas em prol da produtividade. Portanto, é fundamental que a sua empresa invista na capacitação dos colaboradores, principalmente dos operadores das máquinas e seus respectivos gestores. Dessa maneira, as ocorrências serão encaradas de uma forma positiva, auxiliando no desempenho e ainda evitando possíveis paradas que possam trazer prejuízos financeiros.

 

Integre os relatórios 

A apresentação transparente e objetiva dos relatórios está totalmente ligada com o aumento da produtividade das máquinas. Isso porque eles ajudam nas tomadas de decisões e também revelam quando determinadas manutenções devem acontecer para evitar problemas mais sérios.

Utilize gráficos para demonstrar os índices de produtividade, a quantidade de falhas, os números das máquinas, evoluções e o que precisa melhorar. Vale a pena ressaltar que é preciso respeitar a capacidade produtiva do equipamento, caso contrário, as peças poderão não suportar, trazendo mais gastos.

 

Mensure metas

As metas são excelentes condutoras de melhorias. Ao estabelecê-las, você poderá acompanhar o desempenho tanto das máquinas quanto dos funcionários, sempre mantendo a motivação em alta de quem está responsável pelos equipamentos.

Insira checks-list que assegurem o bom funcionamento e práticas para evitar perdas ou falhas. Quanto maior for o comprometimento de todos, maiores serão as chances da sua empresa aumentar a produtividade das máquinas e, consequentemente, da lucratividade. 

 

E você, está focado em aumentar a produtividade em sua empresa? Então aproveite e conte com uma consultoria de qualidade. Entre em contato com a nossa equipe e surpreenda-se com os resultados!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your Name:*

Your Website

Your Comment