Medidas de prevenção e manutenção de máquinas sempre foram necessárias em qualquer negócio, mas com a modernidade, surgem formas de melhorar esse processo por meio da automatização, reduzindo gastos e melhorando a eficiência dos processos.
Um exemplo perfeito disso são os chamados Sistemas de Visão, que são um conjunto de técnicas de controle de qualidade que, de forma analítica, identificam problemas em máquinas e peças em um curto espaço de tempo.
Os Sistemas de Visão estão intimamente ligados à implementação da Indústria 4.0, que moderniza a indústria e passa a trabalhar guiada por dados precisos.
Com máquinas e robôs que possuem os Sistemas de Visão, é possível identificar qualquer erro e defeito na sua linha produtiva que acabam passando despercebidos pelo olhar humano. Com isso, você reduz custos e minimiza danos.
Funções do Sistema de Visão
Dentro do que conhecemos como Indústria 4.0, os Sistemas de Visão podem desempenhar várias funções dentro da máquina produtiva.
Além do controle de qualidade, a tecnologia também serve para a medição e identificação de produtos variados, lendo códigos de barras e de identificação com extrema facilidade.
Os Sistemas de Visão não apenas identificam erros e defeitos, mas também são capazes de fazer medição de desempenho, fornecendo dados baseados na produtividade do seu negócio. Com isso, você melhora a sua gestão desde o início do processo de execução, até a entrega final.
É claro que existem várias máquinas que possuem Sistemas de Visão implementados e todas possuem suas limitações e avanços. Porém, é evidente que em aparelhos mais completos, há uma gama de serviços bem maiores, que vão além da simples identificação de falhas.
Com os Sistemas de Visão, você consegue reduzir os gastos desnecessários do seu negócio. Infelizmente, a inspeção humana é falha, seja pela incapacidade ou pelo simples cansaço. Por isso, mecanizar o controle de qualidade pode ser uma saída para isso.
Reduzindo gastos com os Sistemas de Visão
Uma máquina com Sistema de Visão conta com câmeras, leitura óptica, digitalização de imagens, entre outras tecnologias de análise. Esses aparelhos fazem o controle de qualidade se baseando em dados e estabelecendo padrões.
Por exemplo, um Sistema de Visão lê uma determinada peça e identifica que aquele é o padrão correto do objeto. A partir daí, ele identifica aqueles que não se encaixam no padrão de forma automática.
É uma forma automatizada e eficiente de fazer o controle de qualidade, já que desta forma, você não precisa parar toda uma linha de produção para checar se existem peças defeituosas ou não.
Além disso, com os Sistemas de Visão, você investe mais em manutenção preventiva, o que permite que você planeje os seus gastos dentro do orçamento, não sofrendo com surpresas negativas.
Precisa de ajuda para implementar os Sistemas de Visão no seu negócio? Não sabe qual tecnologia se encaixa melhor dentro da sua linha produtiva? Não se preocupe! Entre em contato com a gente! Temos os melhores consultores e oferecemos máquinas de ponta dentro do mercado.